O desafio e as soluções necessárias e imediatas

A revisão dos processos produtivos, a renovação o parque industrial e a reciclagem de mão de obra ainda são os maiores e imediatos desafios que indústria nacional precisa enfrentar e superar.

Com mercado cada dia mais exigente e os processos necessitando cada vez mais de automação, a nova realidade é a indústria 4.0 e as novas tecnologias que prometem impactar os meios de produção com inteligência artificial, realidade aumentada, novos materiais, entre outros.

Essa tendência é apontada como uma grande oportunidade para o país que hoje ocupa a 49 colocação no Índice Global de Inovação, são muitas etapas a cumprir que exige de cada setor da indústria planejamento, formas eficazes de gestão, desenvolvimento de equipamentos alinhados à nova demanda e o principal, a modernização de plantas fabris e maquinários.

Mas a realidade do Brasil não acompanha esse movimento, estamos muito atrasados e nossas estruturas precisam migrar para as tecnologias mais modernas disponíveis o quanto antes.

Temos hoje fábricas obsoletas que utilizam ainda métodos e equipamentos antigos em comparação com países como Estados Unidos, Alemanha, Itália, China, onde os processos são automatizados e os profissionais qualificados.

A realidade no Brasil é bem diferente, 12% do parque industrial brasileiro ainda é herança das décadas de 1980 e 1990, 38% do maquinário utilizado já ultrapassou o ciclo de vida ideal ou estão próximos disso, isso afeta a competitividade das indústrias e exigem maiores custos de manutenção e gerenciamento da vida útil dos equipamentos – uma vez que tendem a ter mais problemas e falhas nas operações. Além disso, quanto mais próxima uma máquina está de esgotar sua vida útil, mais dificuldades surgem nos processos, como a de conseguir peças compatíveis para manutenção.

Outro desafio é a mão de obra qualificada, a digitalização da indústria exige trabalhadores produtivos e especializados capazes de absorver a nova demanda é um desafio, mas também pode ser visto como uma grande oportunidade, o humano permanece indispensável como líder inteligente e criativo.

Em resumo, os desafios são muitos, mas com a adoção de novas tecnologias, políticas de incentivo e investimento em qualificação de mão de obra, o setor tem todo potencial necessário para superar e impulsionar o desenvolvimento econômico do país e uma grande possibilidade é o mercado de máquinas seminovas.

Foto:serhii_bobyk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima